DCM Cloud – Manual do Usuário

Login no sistema

Acessar através do navegador web de sua preferência o endereço IP do DCM Cloud, informado pelo administrador do sistema. Para efetuar o primeiro acesso, utilizar o e-mail para o qual foi enviada a senha provisória. Caso não tenha recebido o email contendo a senha, entre em contato com o usuário administrador do sistema.

Status

A tela de status permite 3 tipos de visualizações definidas no menu de configuração.

No modo TODOS, são apresentados todos os sensores de todos os grupos que o usuário pertence.

No modo GRUPOS, são apresentados todos os grupos que o usuário pertence e que contenham pelo menos 1 equipamento.

Se todos os usuários estiverem OK, (sem alarme e online) a cor do grupo é verde.

Se algum sensor estiver em alarme, o grupo fica vermelho.

Se algum estiver offline fica cinza.

Clicando sobre um grupo, são mostrados apenas os sensores que a ele pertencem.

No modo CANVAS (ou legado) é um apresentado por equipamento que mostra agrupados todos os sensores que ele possui.

Gráficos

Gráfico diário

Apresenta em forma de gráficos os valores do equipamento selecionado das 0:00:00 as 23:59:59 da data selecionada com intervalos de 1 hora, 30, 15, 5 ou 2 minutos do dia ou ainda com 10 segundos da ultima hora.

É possível exportar os dados dos gráficos para os formatos PNG, JPEG, PDF, SVG, CSV e XLS.

Gráfico por intervalo

Apresenta em forma de gráficos os valores do equipamento selecionado das 0:00:00 as 23:59:59 entre as datas do intervalo selecionado.

Relatórios

Relatório diário

Relatórios Diários: Apresenta em forma de tabelas os valores do equipamento selecionado entre as 0:00:00 as 23:59:59 horas da data selecionada.

Relatório em PDF

Clicando sobre o ícone PDF é possível converter o relatório no formato PDF para download.

Relatório por intervalo

Relatório de alarmes

Inserir anotação ao alarme

Clicando em comentar é possível adicionar anotação sobre o alarme.

Exportação de dados para CSV

Alarmes

Visualizar alarmes

Equipamentos

Visualização dos equipamentos

Na tela de equipamentos é listado todos os equipamentos do sistema.

Editar equipamento

Grupos

Visualizar grupos

Cada equipamento pertence a um grupo e cada contato pode pertencer aos grupos que lhe são relevantes.

Adicionar novo grupo

Editar grupo

Contatos

Visualizar contatos

Adicionar contato

Editar contato

Logs

Logs do sistema

Os logs apresentam todos os eventos relacionados ao sistema, alarmes e alertas enviados.

Logs de alarmes

Logs dos alertas

Configurações

Configurações do sistema

Os menus de configuração permite customizar o funcionamento do sistema de acordo com as necessidades.

Definição do logotipo usado nos relatórios

Configurações do envio de E-mail

Para o envio dos alertas por E-mail é necessária a criação de uma conta para envio por SMTP.

No caso de utilização de GMail ou OFFICE365 confira os seguintes procedimentos.

Verificar comunicação com o servidor de E-mail

Para verificar se o servidor de E-mail está visivel pela VM, clique no botão verde “Ping no servidor de e-mail”.

Debugando a comunicação com o servidor de e-mail

Para verificar a configuração do servidor de e-mail é executando o “Debug completo”.

Configuração de SMS

Para enviar alertas por SMS é necessário possuir credenciais de uma conta ativa no gateway SMS da DCM.

Configuração de Telegram

Para emitir alertas por Telegram, é necessario criar um TOKEN seguindo o manual.

Com o TOKEN criado, preencha ele no campo Telegram Token e habilite o envio de mensagens por esse meio.

Configuração do Slack

Para enviar alertas no Slack, siga o seguinte manual.

Configuração da API

Para utilizar a API, clique em Gerar novo token e habilite o serviço. Para informações sobre sua utilização siga o manual.

Customização de mensagens de alerta

Configuração do relógio do sistema

Para o correto funcionamento do sistema é necessário sincronizar o relógio do DCM Cloud com um servidor NTP.

Visualizar espaço em disco

Alterar senha do usuário

Para alterar a senha do usuário logado, clique no cadeado no lado superior direito

Se o usuário esqueceu a senha, é necessário que um administrador ou gerente edite o usuário e clique em “Resetar a senha”. Dessa forma o sistema gera uma nova senha temporária e envia a mesma por e-mail para o usuário.

Versão do sistema

Para verificar a versão do sistema, clique em DCM Cloud no menu superior a esquerda.